segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eventos no Cpti - I Semana do Iluminismo

30 de maio a 3 de junho de 2011

programação provisória disponível no endereço abaixo:
docs.google.com/document/d/1r6vifL0M2VctD-IZWMuZ9SiaYDFJJxkHqZwfZXvEnDo/edit?hl=en&pli=1&authkey=CNvur7AC#

A Trança de Ouro
Aluno, do Latim alumnus, quer dizer aquele que se alimenta, se fortalece e se nutre. Professor, por sua vez, deriva do Latim professus, que significa declarar publicamente, afirmar perante todos, ou seja,aquele que confessa. O verbo conhecer, igualmente, vem do Latim cognoscere, e significa estar familiarizado, consciente, reconhecer. Alunos,Professores e Conhecimento: esta é a Trança de Ouro do Saber. Essa trança tem sido, de forma mais sistematizada, o elo de evolução da humanidade, praticamente, desde a escola de Platão até os nossos dias.
No século XXI enfrentamos um dos nossos maiores desafos: o grande volume de informação e de conhecimento produzido anualmente. Assim, propomos a seguinte questão: de que maneira conciliar e integrar os mais diversos tipos de conhecimento? Como estabelecer relações entre as artes plásticas, a música e a matemática, por exemplo? Afinal, o que as gravuras de Maurits Cornelis Escher,as partituras musicais de Johann Sebastian Bach e os teoremas matemáticos de Kurt Godel têm e comum? Nada, seria a primeira resposta. Tudo, responderia Douglas Hofstadter que, em seu livro Godel, Escher e Bach: a eterna tança de ouro[1], estabelece, entre estes saberes, relações imperceptíveis, trazendo à luz novas formas de relacionamento e concepções antes ignoradas.
No CPTI de Petrópolis empenhamo-nos na busca por novas tranças de ouro. Alunos e Professores estão organizando a I Semana do Iluminismo, que possui como missão precípua o intercâmbio entre as mais diversas áreas do conhecimento: as artes, a ecologia, a ciência e a tecnologia, nesta que reconhecemos como uma era de informação e de comunicação instantâneas. É, enfim, uma oportunidade de reavaliarmos nossas concepções e percepções.
Ao resgatar a ideia de Iluminismo, como extensão dos princípios do conhecimento crítico, do melhoramento da sociedade e do estado,lançamo-nos aos novos desafios deste século, em busca de novas tranças de ouro, mesmo que acompanhados de uma pequena vela a iluminar o caminho. Pois acreditamos que mais vale o caminho percorrido que o destino final!
Sejam bem-vindos à I Semana do Iluminismo!
Marcio Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário